Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de março de 2013

PORQUÊ ARLEQUINS

Cada vez mais me convenço que criar canários para mim é mais que um hobbie, é uma paixão.
Consegui chegar a este estado pelo facto de à cerca de 3 anos me dedicar, única e exclusivamente a uma raça,. este facto leva a que a minha concentração e atenção se foque apenas nesta.
E porquê o Arlequim Português.
Poderia estar aqui a desfazer-me em elogios que provalmente não conseguiria atingir com palavras aquilo que sinto.
Mas vou deixar aqui algumas razões pela qual esta raça cada vez mais me fascina.
A primeira, e que esta raça foi criada por alguns dos criadores nacionais mais carolas, que asseguraram a sua criação e a sua homologação.
A segunda é que, esta ave estando dentro dos parâmetros definidos ou seja no stam, tem uma beleza excepcional.
A terceira e para mim mais aliciante é a criação destas aves e a expectativa com que ficamos para o nascimento dos filhos e conseguir perceber que tipo de aves estão presentes na ninhada, pois, nesta raça é mais ou menos perceptível à nascença como vão ser as crias, se forem melanicas, estas nascem com uns tons escuros, se forem mais lipócromio nascem com um tom de pele clarinho, e se forem o que nós criadores procuramos variegadas, são logo à nascença identificados os tons escuros numa pele clara ou seja são malhados, o que os tornará no futuro um Arlequim de topo.
Por tudo isto e mais outras características que não vale a pena escalpelizar, no meu entender é uma ave que satisfaz até os mais reticentes.
Mais umas fotos das minhas ninhadas, o que eu procuro é ter ninhadas com um maior de aves variegadas.......







sábado, 9 de março de 2013

OS PRIMEIROS DE 2013

Depois do inicio das postura, começo a ter alguma ansiedade até ao 6º dia para ver como estão os ovos.
Nesta minha primeira postura houve 2 casais que o macho não galou o que me deixou logo apreensivo, mas isso tb acontece, nem tudo corre como desejamos. Mas no geral não me parece que tenha sido mau de todo.
Depois das crias nascerem é a ansiedade em saber se as mães novas alimentam os filhotes, porque os casais antigos esses já sei como se comportam, mas pelos visto está tudo normal.
Nos primeiros dias na ultima vistoria do dia forneci-lhe uma palitada, às crias que apresentavam o papo mais vazio, e também aqueles que mesmo com alimento abriam o bico.
Assim sendo vou deixar umas fotos das 1ªas crias deste ano.




A felicidade não é só minha, o Afonso delira a ver os pequeninos.