Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

O PROBLEMA DOS FUNGOS

Iniciei a preparação das minhas aves em Janeiro, como tinha sido hábito e normal no meu canaril.
Depois de todos os tratamentos feitos iniciei as criações em Fevereiro, e este ano decidi, porque achei diferente meter materiais para os ninhos da FABER SISAL, mas desta vez uma versão que tinha na sua composição uns musgos naturais, achei que seria interessante os passaros sentirem um material natural.
Uma sexta à tarde cheguei ao canaril, dado a minha vida profissional me permitir apenas ver os passaros demanhã e ao fim do dia, e deparei-me com um macho morto, sem razão aparente, como ainda tinha alguns de reserva, não me parecia dramático.
No sábado demanhã, vi uma fêmea no fundo da gaiola, uma das que tinha já iniciado a postura, fiquei apreensivo e preocupado.
Entretanto na parte da tarde mais 2 femeas tinham o mesmo sintoma, e aliado a isso a respiração era acelarada e com dificuldades, ai já entrei em pânico, pois as femeas que tinham começado a postura estavam lentamente a ficar afectadas, liguei ao Jorge Mano, a explicar-lhe o sucedido, e decidi dar-lhe Micoresp.
No dia seguinte a femea estava morta e as outras apresentavam um quadro muito semelhante à primeira, depois de uma conversa com um criador de seu nome João Magarreiro, que me aconselhou a mandar autopsiar uma das aves, numa clinica veterinária, antes de proceder a quaisquer tratamentos.
Depois de várias pesquisas consegui chegar à Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, que tambem fazem autópsias a animais.
Na segunda feira demanhã troxe uma das femeas que tinha morrido nessa manhã e desloquei-me de imediato à Faculdade. Depois de uma conversa com uma Professora Drª, Chefe do departamento, ela ficou-me de dizer qual a causa da morte dos canários, mas numa primeira análise dir-me-ia só se a causa era bacteriana ou fungica.
Na parte da tarde recebi um telefonema a dizer-me que as minhas femeas tinham morrido por FUNGO ASPERGILLUS, ou seja uma aspergilose.
Este fungo desenvolve placas brancas nos pulmões que os leva à morte, devido a insuficiências respiratórias.
Depois de muitas leituras, e de interpretação dos factos cheguei à conclusão que os meus passaros que estiveram em contacto com os mugos (que é um fungo), e que já tinham o ninho feito padeciam desse problema.
Removi todo o material dos ninhos, desinfectei o canaril todo com virocid, que é um antifunfico, fiz este procedimento todos os dias da semana.
E decidi fazer um tratamento a todas as aves com ITRACONAZOL capsulas, durante 2 semanas.
Consegui resolver o problema, mas isto custou-me 6 fêmeas e 2 machos.
Tive de refazer tudo e com a boa vontade de um grande criador e amigo JORGE MANO, que me dispensou 2 fêmeas e mais 2 que tinha de reserva consegui ganhar animo novamente e reiniciar tudo do zero.
Neste momento já tenho vida nova no canaril.
Sempre que tiverem algum problema não entrem em pânico e mediquem sem saber o que se passa, os antibioticos aceleram o crescimento dos fungos, a FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA, por 4 euros dá uma grande ajuda.
Este é o resultado de uma Aspergilose.

Sem comentários:

Enviar um comentário